Destaque

Mais de 143 mil raios foram registrados no Ceará em 2024

O estado do Ceará já registrou um total de 143.863 raios neste ano. Em ordem crescente, os municípios de Santa Quitéria, Granja, Jaguaretama, Sobral e Crateús aparecem como os mais atingidos. Em se tratando de macrorregiões, com um total de 21.670 raios, o Vale do Jaguaribe lidera as estatísticas de incidência, seguido pelo Cariri e Sertão de Crateús.

Os perigos associados a essas tempestades vão além das próprias descargas elétricas. Além dos riscos imediatos de incêndios e danos à infraestrutura elétrica, há também preocupações com a segurança pessoal. Por isso, o Centro de Controle do Sistema da Enel monitora o estado em tempo real através de satélites e dados fornecidos pelo Climatempo. Esse esforço tem como objetivo otimizar as respostas em casos de interrupção no fornecimento de energia.

Além das medidas técnicas, é crucial que a população esteja ciente dos cuidados necessários durante tempestades. Evitar o uso de aparelhos elétricos, permanecer dentro de casa e evitar áreas abertas são precauções básicas que podem salvar vidas. A consciência pública e a preparação adequada são fundamentais para lidar com os desafios impostos por fenômenos climáticos extremos.

Fonte: ANC

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar