Cariri Destaques Saúde

Em operação conjunta, SAMU e Aeromédico do CIOPAER, transferem recém nascido com prematuridade extrema.

Foi transferido na noite de ontem (06) da cidade Iguatu para a UTI neo natal do Hospital São Vicente de Paulo no município de Barbalha, um bebê recém nascido com prematuridade extrema de 25 semanas gestacionais e pesando pouco mais de 800g. A operação foi realizada pela equipe AEROMEDICO do CIOPAER em conjunto com o SAMU CEARÁ.
A aeronave saiu da cidade de Iguatu por volta das 18:30h e pousou no campo de futebol do estádio Inaldão, na cidade de Barbalha, cerca de trinta minutos depois. A partida válida pelo campeonato amador que estava em andamento foi paralisada por cerca de 20 minutos, tempo que levou depois do pouso para que a equipe do SAMU entrasse em campo e realizasse a transferência do bebê para ambulância que já aguardava no estádio e em seguida se dirigir ao Hospital São Vicente de Paulo.

Desde agosto de 2014, quando iniciou a formação do grupamento aeromédico, já foram transportados 64 bebês que necessitavam de algum atendimento hospitalar. O sucesso das missões se dá graças ao convênio firmado entre as pastas estaduais da Segurança Pública e Defesa Social e da Saúde, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado do Ceará (Samu/CE). No primeiro ano, foram transportados apenas três recém-nascidos. Já em 2015, esse número saltou para 22; em 2016, foram 31 bebês; e em 2017, foram realizados até abril, 17 deslocamentos aeromédicos.

Os atendimentos destacam-se por demandar equipamentos e profissionais especializados, a fim de atender às necessidades de um paciente com tamanha fragilidade e exigência fisiológica. Os recursos utilizados pela Ciopaer tornam o Ceará único no Brasil e destaque na América Latina no quesito de tecnologias investidas nas ações aeromédicas. Os helicópteros da Coordenadoria dispõem de aparelhos que apenas o exército dos Estados Unidos e o clube de automobilismo alemão Allgemeiner Deutscher Automobil-Club (Adac) possuem.

Escreva seu comentário