Cariri Destaques Saúde

Em ocorrência, equipe do SAMU de Juazeiro do Norte identifica infarto e paciente é salvo

A equipe de uma das unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, em Juazeiro do Norte, evitou na manhã desta quinta feira (25) o que poderia ter sido a morte certa de um paciente.

Acionada para uma ocorrência nas proximidades do Mercado central, a equipe do SAMU ao chegar no local constatou que o senhor Francisco Ferreira da Silva, 64 anos, na verdade estava enfartando. Imediatamente todos os procedimentos para este tipo de caso foram tomados e o paciente encaminhado com urgência para o Hospital do Coração na vizinha cidade de Barbalha.

Da hora da ocorrência até o internamento para a realização de um cateterismo toda a operação durou cerca de duas horas, a agilidade e eficiência das equipes do SAMU e do Hospital do Coração resultaram em mais uma vida salva.

As vítimas de infarto agudo do miocárdio no Ceará passaram a receber esse tipo de atendimento que aumenta as chances de sobrevivência e recuperação sem sequelas há cerca de dois meses. No último dia 11 de abril, o governador do Ceará, Camilo Santana, participou da solenidade de implantação do medicamento trombolítico nas ambulâncias do SAMU, inédito em âmbito estadual. A expectativa é de que a incorporação do trombolítico reduza em 17% o número de óbitos por infarto.

O caso também serviu para reforçar a importância do Hospital do Coração que é uma das maiores referências neste tipo de tratamento a nível de Brasil.

Neste ano, já foram realizados 14.013 atendimentos de janeiro a março, uma média de 4.671 por mês. No ano passado, os casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) atendidos pelo SAMU no Ceará chegaram a 3.949, 7,65% do total em 2016. Em 2017, os profissionais do SAMU prestaram socorro a 1.182 pacientes com IAM,  8,43% do total atendido no período.

Escreva seu comentário